Quanto Ganha um Instalador de Energia Solar no Brasil?

Quanto ganha um instalador de energia solar
 

O valor de quanto ganha um instalador de energia solar é bem interessante, já que essa profissão tem sido bastante requisitada e não há profissionais suficientes no mercado. Para saber quais são os valores aplicados, requisitos para atuar nessa área e vantagens oferecidas por este setor, confira nosso post.

Fatores que determinam quanto ganha um instalador de energia solar

De forma geral, um instalador que atua no segmento de energia solar ganha de 1000 a 3000 reais por mês, sendo esses valores variáveis conforme nível de experiência, habilidade técnica etc. O valor pode ser até maior nos estados brasileiros onde há carência desse tipo de profissional.

Vale ressaltar que esses valores são aplicados na condição de funcionários contratados via CLT. Atualmente muitos começam a se dedicar de forma autônoma nesse segmento. Nesse caso, os valores obtidos são bem maiores, já que a negociação de valores é feita entre o cliente e o profissional.

Quais os requisitos para atuar no ramo de energia solar?

Para integrar esse mercado, uma das principais exigências é a realização de cursos técnicos específicos na área de tecnologia fotovoltaica, geralmente oferecidos em escolas técnicas e empresas. Esses cursos oferecem todas as diretrizes para instalação do sistema e dos painéis solares, fazendo com que o técnico tenha condições de atender empresas e residências.

Cursos de curta duração da área de segurança do trabalho também fazem parte dos requisitos e podem ser determinantes para a contratação do profissional pelas empresas. Alguns desses cursos na área de segurança do trabalho são:

  • NR10 – Trata-se de um curso oferecido exclusivamente aos profissionais que trabalham com instalações elétricas (conteúdos teóricos e práticos);
  • NR35 – Consiste em um curso essencial para profissionais que trabalham em altura (conteúdos teóricos e práticos).

Algumas empresas oferecem um pacote já com os três cursos (tecnologia fotovoltaica, NR10 e NR35), facilitando o ingresso do profissional no mercado de trabalho.

Quais as ferramentas e equipamentos necessários para atuar como instalador de energia solar?

As empresas que atuam nesse segmento oferecem todo ferramental necessário aos colaboradores. Entretanto, devido à demanda, pequenos empreendimentos e profissionais autônomos começam a prestar esse serviço. Nesse caso, as principais ferramentas e equipamentos a serem providenciados são:

  • 1 Alicate para crimpagem de conectores tipo FV4;
  • 1 Alicate para corte de fios;
  • 1 Alicate decapador para cabos solares;
  • 2 Chaves para conector padrão FV4;
  • 1 Locator com chave allen;
  • 1 Bolsa para armazenamento das ferramentas;
  • 1 Cinto de segurança;
  • 1 Capacete de segurança;
  • 1 Cinturão para ferramentas;
  • 1 par de luvas.

Alguns dados econômicos do ramo de energia solar

Quanto ganha um instalador de energia solar

Saber quanto ganha um instalador de energia solar também envolve conhecer importantes dados econômicos desse setor:

  • De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2017 o setor apresentou um crescimento de 325%;
  • Apenas no ano de 2017, os investimentos realizados neste setor somam 4,5 bilhões de reais, gerando renda e novos negócios no segmento de energia limpa;
  • A energia solar já é bastante utilizada em projetos de habitação popular. Isso significa grandes investimentos tanto no setor público quanto no privado;
  • O setor de energia limpa, como no caso da solar, consiste em um dos mais promissores para o futuro, já que a escolha de energias sustentáveis tornou-se questão essencial para o nosso planeta, obrigando a adequação de residências e empresas;
  • Ainda que o Brasil tenha uma grande capacidade para produção de energia elétrica, o seu custo torna-se cada vez mais alto para a população e as empresas. Exatamente por isso, cada vez mais pessoas estão optando pela instalação dos equipamentos de energia solar.

Como se destacar nesse mercado?

Além de saber quanto ganha um instalador de energia solar, é importante estar por dentro de algumas dicas para se destacar nesse mercado, seja atuando como funcionário em empresas ou de forma independente:

Confiabilidade

As pessoas que contratam os serviços de instalação de placas de energia solar prezam por profissionais e empresas de confiança e bem estabelecidas no mercado. Isso significa cumprir com todas as normas técnicas e de segurança pertinentes a essa atividade.

Eficácia

Quanto mais eficaz é o serviço, ou seja, feito com extrema qualidade e no menor tempo possível, mais satisfeitos os clientes se sentirão, recomendando o profissional para outras pessoas.

Com todas essas informações, é fácil compreender por que o valor de quanto ganha um instalador de energia solar é cada vez mais interessante.

Imagens: energybras.com.br / csgfirst.com

 

dica-empreendedorismo-online

 

 flecha_verde  Como Vender Produtos pela Internet e Lucrar Alto - Passo-a-Passo

flecha_verde  Livro Grátis para Donwload: Como gerar Renda Extra na Internet