Planejamento estratégico – O que é e Como Fazer?

do-que-se-trata-o-planejamento-estrategico
 

Termo bastante utilizado no meio empresarial, o planejamento estratégico refere-se a um conjunto de decisões e ações práticas.

Ele visa estabelecer objetivos, metas e planos de execução, considerando a análise do ambiente no qual a empresa está inserida. Quanto a este ambiente, entende-se: Ambiente interno e externo.

Ambiente interno

A análise do ambiente interno consiste na identificação dos pontos fortes e fracos da empresa.

O ambiente interno abrange os fatores que dependem da empresa, como por exemplo, a eficácia dos seus colaboradores, estrutura física, logística, processos gerenciais, liderança, etc.

Ambiente Externo

Já no que diz respeito ao ambiente externo, é necessário identificar as ameaças e oportunidades.

A análise do ambiente externo trata das questões que não estão ao alcance da empresa interferir, tais como: Mudanças econômicas, variações climáticas, número de concorrentes, etc.

 

chess-estrategia-ambiente-interno-externo

Processos de um Planejamento Estratégico

Durante o processo de planejamento estratégico, os líderes de cada setor se reúnem e buscam identificar qual a posição almejada pela empresa para os próximos 5 ou 10 anos.

A partir da definição deste objetivo e considerando todos os aspectos quanto aos ambientes interno e externo, a organização busca estabelecer metas estratégicas para que o objetivo estabelecido seja atingido.

Suponhamos que determinada empresa atuante apenas em uma localidade, tenha como objetivo para daqui a 5 anos atuar em todo território nacional fazendo entregas de produtos de higiene.

Seriam necessárias várias estratégias internas para qualificar ainda mais sua equipe de logística, contratar mais pessoas, comprar mais veículos, etc.

Concorrentes!

Quanto aos aspectos externos, seria necessário avaliar os concorrentes, dificuldades geográficas das regiões, alterações no preço de carros e combustíveis e assim por diante.

Tudo deve ser considerado, pois do contrário, o objetivo estipulado não terá fundamento, correndo o sério risco de fracassar antes mesmo de sair do papel.

O índice de empresas que declaram falência logo nos primeiros anos de funcionamento é alarmante.

Isso se deve ao fato, muitas vezes, da ausência de um bom planejamento estratégico.

Todas as empresas devem fazer um planejamento estratégico?

Muitos empresários pensam equivocadamente que o planejamento estratégico deve ser feito apenas por grandes empresas ou multinacionais. Muito pelo contrário!

Toda e qualquer empresa, independente do porte ou ramo de atividade, deverá dar uma atenção muito especial à elaboração do planejamento estratégico.

Somente com isso, tanto os sócios quanto os colaboradores terão bem definidas as metas a serem alcançadas e o porquê delas existirem.

As empresas de pequeno e médio porte poderão contar com o apoio de consultores especializados para realização deste processo.

O Sebrae também oferece diversos serviços de consultoria que ajudam bastante o empresário na hora de realizar o planejamento estratégico de forma eficaz.

Planejamento estratégico: Garantia de sucesso!

É comprovado que as empresas que investem tempo na elaboração de um planejamento estratégico possuem muito mais chances de melhorar sua posição no mercado.

Este processo busca antever possíveis situações, sejam favoráveis ou desfavoráveis.

Isso faz com que os líderes da empresa estejam muito mais preparados para enfrentar algumas adversidades ou, ainda melhor, que saibam aproveitar bastante as oportunidades oferecidas pelo mercado.

Por estas e outras razões, não há dúvida alguma sobre a importância de se realizar um excelente planejamento estratégico!

 

 flecha_verde  Como Vender Produtos pela Internet e Lucrar Alto - Passo-a-Passo

flecha_verde  Livro Grátis para Donwload: Como gerar Renda Extra na Internet