Números em Libras – Aprenda Sinais ordinais e cardinais: Vídeos e imprimir

 

Aprender os números em libras é muito importante para o nosso dia a dia. No Brasil existem milhões de deficiente auditivos, por isso a importância em aprender e ensinar o básico da língua de sinais. Nesse artigo apresentaremos os números cardinais (1, 2, 3, 4… etc)  os números ordinais (primeiro, segundo, terceiro.. etc).

Números em Libras: Cardinais e Ordinais

 

Imagem de Números em Libras para imprimir:

numeros-em-libras

 

Por que aprender Libras?

Aprender Libras é fundamental no mundo moderno em que vivemos. Isso vai muito além de aprender números em libras e os sinais do alfabeto… A importância se dá, não só na diferença que você fará no mundo e na vida das pessoas, mas sobretudo em seu currículo profissional. Poucas pessoas possuem conhecimento básico em Libras, o que faz com que profissionais de todas as áreas que possuem algum certificado básico, acabem se destacando muito.

 

Educação dos Surdos

Desde o nascimento, o mundo oferece à criança uma infinidade de estímulos. É através da brincadeira que se encontra a maioria deles. Se o contato com o meio se faz através da família da escola e os amigos, estas vivências no primeiro período de vida da criança ampliarão cada vez mais seus conhecimentos. Formando impressões perceptivas dos objetos, relações causais e noções de tempo e espaço.

Nesta fase escolar a criança surda utiliza-se de diferentes modalidades linguísticas, encontrando subsídios para acompanhar de forma mais efetiva o conteúdo curricular através da comunicação visual, através da Língua brasileira de sinais, a Libras.

Através da Libras a escola proporciona ao surdo uma maior compreensão do mundo. O currículo, para esta fase, tem suas bases nas etapas do desenvolvimento infantil e na relação da criança com o social, oferecendo suporte à imaginação são condições ideais para o processo de aprendizagem. O envolvimento e a participação da família é fundamental nesta etapa. A parceria entre a escola se faz permanente através de reuniões e durante as atividades pedagógicas onde as famílias poderão acompanhar o desenvolvimento de seus filhos atividades educação infantil.

O professor poderá explorar o vocabulário, introduzir conceitos novos e fazer uma avaliação daquilo que for apreendido pela criança tanto através de dramatizações, quanto de desenhos reproduzidos a língua de sinais.

É através de livros que se explora temas da literatura Infantil que se internalizam com aqueles desenvolvidos pelo professor de sala de aula.

Quanto mais cedo se expõe a criança uma língua melhor será a sua competência em relação a mesma, possibilitando a construção de conceitos. Para criança surda, a falta de uma língua torna-se um entrave para que a aprendizagem se concretize em sua totalidade.

Gostou do artigo sobre números em libras? Então veja também: Alfabeto em Libras | Como Aprender Libras