Praias

Marketing Mix: Entenda de uma Forma Fácil os 4Ps de Marketing

marketing-mix

Praias

Marketing Mix é um dos termos de marketing mais famosos.  Se você já teve alguma algum contato com Marketing já deve ter ouvido falar no famoso “Mix de marketing”,  também chamado de 4Ps do Marketing. Para você que nunca teve contato com Marketing ou já se esqueceu do que se trata o Marketing Mix, preparamos um artigo bem resumido e de fácil entendimento sobre o tema. Confira!

O conceito é simples. Pense em um quebra cabeça ou em algo que seja necessário várias partes para ser criado, por exemplo, uma mistura de bolo. Se você for fazer um bolo você precisará de varios igredientes (farinha, ovos, leite, chocolate, baunilha…). Você pode modificar totalmente o gosto do bolo alterando a quantidade dos igredientes. Assim, para um bolo doce basta acrescentar mais chocolate ou se você prefere um bolo mais cremoso é só colocar mais leite.

Com o marketing mix o raciocionio é o mesmo, a oferta feita ao seu cliente pode ser alterada variando a mistura de elementos. Outra maneira de pensar sobre o marketing mix é utilizar a imagem da paleta de um artista. O artista mistura as cores principais (mistura de elementos) em quantidades diferentes para entregar uma determinada cor final. Cada imagem pintada à mão é original, de alguma forma, como é cada Marketing Mix.

Mas para criar esta imagem você precisa dominar os 4Ps de Marketing:

 Os 4Ps de Marketing

No caso do Marketing Mix (nossa receita) os igredientes (ou elementos) que o compõe são:

Produto: Inclui toda a gama de ofertas possíveis ao mercado, inclusive produtos de prestação de serviços. (variedade de produtos; qualidade; design;  características, posicionamento; embalagem…)

Preço: é o que é dado em troca para adquirir um produto ou serviço. Expresso em unidades monetárias, ele representa o valor que é pago pelo consumidor para receber o conjunto de benefícios fornecidos pelo produto. (preço; descontos; prazos; condições de financiamento, planejamento financeiro , finanças em geral…)

Promoção: refere-se ao composto de elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda,  promoção de vendas, relações públicas e outros. (promoção de vendas; publicidade; força de vendas; relações públicas…)

Praça: é o local onde se realizam as trocas entre os produtores e consumidores. Envolve a logística e a distribuição, que tornam o produto acessível aos consumidores. (canais; cobertura; estoque; transporte…).

Esses quatro elementos permitem uma divisão das áreas, para as quais as estratégias devem ser formuladas e as ações de marketing executadas. Através deles o empreendedor pode estimular o comportamento do consumidor. Os fatores do Marketing Mix são inter-relacionados, assim sendo, decisões em uma área afetam ações em outra.

A única coisa que você precisa ter em mente é que, para modificar o bolo você altera a quantidade dos elementos, assim como para modificar uma cor você também altera a quantidade de uma das cores utilizadas para formá-la. No caso da estratégia de marketing mix você não irá pensar em “quantidades” e sim em “qualidades”. Quando for criar seu marketing mix pense como uma receita, cada um dos 4Ps de marketing é um igrediente e se você modificar um pouco um deles, o resultado final poderá ser totalmente diferente. Assim, como em uma receita, é preciso ver todos elementos (ou igredientes) como um conjunto. Eles precisam fazer sentido juntos. Se o seu Preço é baixo a sua promoção precisa comunicar isso de forma clara, e a sua distribuição não pode falhar a ponto de aumentar seus custos e forçar um aumento de preços. Ao planejar sua estratégia de Marketing Mix seja cuidado, ou sua receita pode ser um desastre!

 

Planeta Oculto

Autor:

Categoria:

Publicado em: 27 maio, 2012 | 11:47 pm

Temas Relacionados:

, , ,



EMPREENDEDOR MODERNO • Todos os direitos reservados • www.empreendedormoderno.com.br • e_moderno@empreendedormoderno.com.br

Brav Design - Consultoria em BrandingTrajetta Acabamento GráficoLoucos por Praia