Marketing Contábil – O que é e Como ele Aumenta os Lucros?

marketing contábil
 

Marketing contábil nada mais é que um conjunto de estratégias que tem por finalidade potencializar a divulgação dos serviços de contabilidade, sejam eles autônomos ou de um escritório. Para saber mais detalhes sobre essas estratégias e como elas podem aumentar os lucros, confira nosso post.

Quais são as estratégias do marketing contábil?

Definição do cliente ideal

Os profissionais de marketing são unânimes ao dizer que o primeiro passo para aplicar uma estratégia eficaz de divulgação e prospecção de clientes consiste em ter bem claro o perfil do cliente ideal, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Ao fazer essa definição do cliente, os principais fatores a serem considerados são:

  • Área profissional em que atua ou ramo de atividade da empresa;
  • Renda ou faturamento médio;
  • Idade;
  • Hábitos de consumo;
  • “Dores” (dificuldades ou conflitos que estimulam o cliente a escolher determinado produto ou serviço).

Para ilustrar: a “dor” de um possível cliente que procura por serviços de contabilidade pode ser, por exemplo, a falta de organização quanto às informações financeiras de sua empresa.

Gerar conteúdos relevantes

As estratégias de marketing contábil devem ser aplicadas principalmente no ambiente virtual, já que a internet se transformou no maior canal de negócios em todo mundo.

Para isso, uma das medidas é investir na geração de conteúdo relevante para os potenciais clientes. Por conteúdo relevante, entende-se abordar temas que vão ao encontro das “dores” dos possíveis clientes, oferecendo o “remédio” ou solução para um problema. Alguns exemplos de conteúdos relevantes para a área de serviços de contabilidade são:

  • 10 passos para evitar os passivos trabalhistas;
  • O que considerar antes de solicitar um empréstimo?
  • Principais estratégias para aumentar o faturamento da sua empresa?

Além de gerar maior credibilidade para o site do escritório de contabilidade ou profissional autônomo que atua nessa área, esses conteúdos melhoram o posicionamento do site no Google e estabelecem uma relação mais próxima com os potenciais clientes, a combinação perfeita para aumentar as vendas.

Investir em anúncios no Google e Facebook

Outra excelente estratégia de marketing contábil consiste em utilizar as ferramentas de anúncios disponibilizados pelo Google e Facebook. Elas oferecem diversos recursos para divulgação dos serviços contábeis, sendo o valor cobrado muito acessível. Outra vantagem desses anúncios, é que o contador pode segmentá-los de acordo com o perfil do cliente, área geográfica a ser alcançada etc., atingindo apenas pessoas interessadas (e com potencial financeiro) para pagar por esses serviços.

Fortalecer a marca

Tanto no caso de escritórios de contabilidade quanto de profissionais autônomos dessa área, vender um serviço significa vender uma marca. Para gerar maior volume de vendas ou atrair clientes com maior potencial de faturamento, tais como empresas, é imprescindível fortalecer a marca. Isso envolve qualidade dos serviços, identidade visual, atendimento etc.

Contar com apoio especializado

E por falar em atendimento, além de contar com profissionais experientes e aptos a atender os clientes com máxima qualidade, para aplicar as estratégias de marketing contábil é necessário contar com o apoio dos especialistas no assunto, ou seja, as agências de marketing digital. Os valores cobrados por esses serviços são bem mais acessíveis se comparados às estratégias tradicionais de marketing. Além disso, o alcance e retorno do investimento é muito maior.

Vantagens do marketing contábil para escritórios e autônomos

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Maior número de clientes

O emprego das estratégias de marketing focadas na área de contabilidade gera uma divulgação em escala. Isso faz com que um maior percentual de pessoas se transformem em clientes. Com essas estratégias também é possível investir na segmentação, atraindo os clientes que serão mais rentáveis para o escritório.

Aumento da credibilidade

Quanto mais os empreendedores na área de contabilidade investem no relacionamento com o cliente e possuem uma forte presença no ambiente virtual, ocorre um significativo aumento da credibilidade do negócio, favorecendo os lucros mensais.

Excelente custo/benefício

O retorno quanto aos investimentos feitos em marketing contábil proporciona excelente custo/benefício, fazendo com que, por valores acessíveis, seja possível atingir excelentes resultados financeiros para o escritório ou contador autônomo.

Aplicar essas estratégias e usufruir de todas as vantagens mencionadas acima é muito simples. Com todas elas, certamente o contador poderá redefinir sua carteira de clientes, ter maior faturamento e investir na ampliação do negócio.

Imagens: penso.com.br / prosky.co

 

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