ENCCEJA 2018 / 2019 – Quem Pode Fazer, Conteúdo e Requisitos

ENCCEJA 2018_2019
 

A sigla ENCCEJA 2018/2019 significa Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Trata-se de uma prova realizada anualmente aqui no Brasil e também no exterior. Para saber todas as informações sobre este exame, acompanhe nosso post.

Principais objetivos do ENCCEJA 2018/2019

O grande objetivo com relação à realização dessa prova é manter uma referência em caráter nacional quanto à educação dos jovens e adultos ao realizar uma avaliação das competências e habilidades obtidas por meio de processos escolares e não-escolares.

É importante frisar que tais habilidades e competências podem ser obtidas na convivência com a família, no local de trabalho e em instituições que visam o aprimoramento da educação, cultura, desenvolvimento social etc.

Pessoas que podem fazer o ENCCEJA 2018/2019

Esse exame pode ser realizado por jovens e adultos que residem aqui no Brasil ou em outros países, sendo direcionado para pessoas que por alguma razão foram impossibilitadas de terminar os estudos ou foram privadas em sua liberdade. O ENCCEJA 2018/2019 pode ser feito por pessoas matriculadas em cursos supletivos e também por pessoas que por algum motivo não estejam frequentando o ensino formal (escolas).

Vale ressaltar que, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, o ENCCEJA oferece atendimento especial para transexuais ou travestis que necessitam de tratamento coerente com a identidade de gênero.

Para que serve esse exame?

O ENCCEJA 2018/2019 realizado tanto aqui no Brasil quanto em outros países é um instrumento que torna possível a certificação de jovens e adultos quanto à conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, fator essencial para que essas pessoas tenham melhores oportunidades acadêmicas e profissionais.

Requisitos para fazer o ENCCEJA

– Na situação de pessoas que desejam obter certificado de Ensino Fundamental, o requisito para realização desse exame é ter no mínimo 15 anos completos na data em que será aplicada a prova;
– Com relação às pessoas que almejam o certificado para o Ensino Médio, é preciso ter idade mínima de 18 anos completos na data em que será realizado o exame.

Quais serão as matérias cobradas no ENCCEJA 2018/2019?

ENCCEJA 2018_2019

As pessoas que estão se preparando para o ENCCEJA precisam saber exatamente qual o conteúdo das provas, que é:

Para certificação do Ensino Fundamental:

– Língua Portuguesa;
– Língua Estrangeira Moderna;
– Redação;
– Educação Física;
– Artes;
– Geografia;
– História;
– Ciências naturais;
– Matemática.

Para certificação do Ensino Médio

– Redação;
– Linguagens;
– Matemática e suas tecnologias;
– Códigos e suas tecnologias;
– Ciências da natureza e suas tecnologias;
– Ciências humanas e suas tecnologias.

O modelo de exame adotado pelo ENCCEJA 2018/2019 abrange 4 provas compostas de 30 questões de múltipla escolha (objetivas). Para que seja possível obter o certificado, o participante precisa acertar no mínimo 100 pontos em cada matéria, sendo que a escala de pontuação é de 60 a 180 pontos.

Com relação à redação do ENCCEJA, é exigida nota mínima igual ou superior a 5. Os temas para elaboração do texto são definidos de acordo com situações do contexto político, social, cultural ou científico. Com o objetivo de fornecer todos os recursos necessários para que jovens e adultos obtenham o melhor preparo para a prova, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP oferece gratuitamente todo material para estudos.

É preciso pagar para fazer o ENCCEJA 2018/2019?

Não. A realização desse exame é totalmente gratuita e não é exigida taxa de inscrição. No caso de pessoas que moram no Brasil, a prova é realizada nas escolas públicas. Com relação às pessoas que moram fora do Brasil, é preciso que elas procurem o consulado brasileiro no seu respectivo país para obter todo suporte necessário para fazer as provas do ENCCEJA 2018/2019.

Quando começam as inscrições do ENCCEJA 2018/2019?

As datas quanto à inscrição e realização desse exame para o ano de 2018 e 2019 não foram informadas até o momento, sendo que elas serão posteriormente divulgadas por meio do site do INEP. Por esse motivo, as pessoas que tem interesse em obter a certificação do nível fundamental e médio oferecida pelo ENCCEJA devem ficar atentas às notícias vinculadas ao INEP.

Outra recomendação de suma importância é começar a se preparar para a prova com a maior antecedência possível, reunindo os materiais disponibilizados. Durante os estudos, os participantes do ENCCEJA poderão contar com o apoio de professores, familiares, amigos e demais pessoas que possam auxiliar na aprendizagem, aumentando as chances de obter a certificação.

No que se refere à redação, é importante treinar várias vezes para fazer um bom texto, se possível trabalhando temas diferentes.

Uma boa nota no ENCCEJA 2018/2019 e a correspondente certificação abrirá muitas portas, tanto na área escolar quanto no mercado de trabalho e também para a realização de concursos públicos, garantindo que milhões de brasileiros tenham acesso a melhores oportunidades.

Imagens: enem2017.me / twitter.com