Praias

Desenvolvimento de novos produtos e serviços – 5 etapas para inovar

Desenvolvimento de novos produtos e serviços

Praias

Aqui no Portal Empreendedor Moderno comentamos algumas formas de se posicionar no mercado. Mas saber métodos de posicionamento não é o suficiente quando se acha uma oportunidade, você deve ter uma boa metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços para obter sucesso.

A idéia é inovar, mesmo que seja dentro de algo comum. Mas esta etapa é impossível sem iniciarmos com uma problemática. Vamos usar o próprio Portal Empreendedor Moderno como exemplo, mostrando os seus bastidores.

Nas etapas abaixo será mostrado a linha de raciocínio para a criação deste portal, desde os primeiros esboços de idéias até a finalização total.

Etapa 1 – definição do problema
Procure uma abertura, um caminho ou uma oportunidade. Não crie algo por criar, tudo tem que partir de uma problemática. O Portal Empreendedor Moderno surgiu desta forma. Tudo começou com uma conversa com o meu atual sócio Alexandre, em que ambos queriam criar uma sinergia entre as áreas de design e marketing para gerar algum produto ou serviço. Até que em uma noite fiz um mind map expondo tudo o que estava ao nosso alcance e, ao mesmo tempo, tudo o que queríamos alcançar. Uma das coisas que almejávamos era ampliar nossa visibilidade profissional e empreender algo em parceria. Estava aí nossa problemática: precisávamos aumentar nossa visibilidade para fortalecer nosso nome e atrair mais clientes.

Etapa 2 – pesquisa, reflexões e definição de um caminho
Como qualquer problema, o nosso depois de pontuado deveria ser seguido de forte pesquisa e reflexão. E assim foi, muitas pesquisas, vimos muitos cases e aos poucos fomos percebendo que uma forma eficiente de ser visto é oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Inicialmente pensamos em criar um simples blog, e nele ir postando conforme nosso tempo fosse permitindo. Os assuntos abordados seriam de design e marketing voltados a jovens empreenderes como nós.

Etapa 3 – mudanças no meio do caminho
Depois de muita pesquisa e testes, a problemática gerou um caminho. Este percurso deve ser muito livre, com opções de vias alternativas e mudança de direção. É assim que uma idéia inicial deve ser tratada, com desapego. Eu e meu sócio temos um diálogo franco, em que cada um diz o que quer sobre o projeto e ninguém sai com o ego ferido, pois além do desapego das suas idéias, você tem que saber ouvir. Com isto o projeto vai aos poucos tomando uma forma mais definida. É como modelar um vaso de argila, onde se cria primeiro o conceito estrutural da idéia e aos poucos ela se torna mais definida e acabada.

Etapa 4 – evitando perca de tempo e dinheiro
Esta etapa é simples, mas faz total diferença no desenvolvimento de produtos e serviços. Mesmo com uma idéia bem fundamentada, crie pequenos protótipos e teste para ver o que dá. Não perca tempo executando antes de ter certeza que já testou o suficiente a versão simplificada da sua idéia. No Portal do Empreendedor Moderno, fomos desenvolvendo nossa idéia, design e programação aos poucos, sempre modificando e aperfeiçoando de acordo com nossos estudos, pesquisas e posicionamento.

Etapa 5 – chegando ao conceito do produto final
Dificilmente saberá o que sua criação se tornará no fim do projeto, até mesmo depois de implementada, ainda precisará ter a mente aberta e observar para onde a maré está te levando. O conceito final às vezes surge no término do projeto, mas pode levar um tempo, mesmo depois de já estar tudo funcionando. As pessoas são complexas, a sociedade é diversificada e a economia está transbordando novidades. Com isso pouco há de se fazer a não ser deixar o ambiente externo influenciar o seu projeto e moldá-lo conforme as necessidades manifestadas. Deixe o ambiente dar a forma final ao seu projeto.

 

Quando se cria alguma coisa, há responsabilidades. Deixar que os consumidores moldem sua grande idéia de acordo com a realidade deles é pensar no bem do próximo, sem dizer que você estará na vanguarda do empreendedorismo.

Gostaram destas 5 etapas para inovar no desenvolvimento de novos produtos e serviços? Comente abaixo, abra uma discussão e, claro, faça perguntas! Empreendedor Moderno é um portal de relacionamento e troca. Até a próxima!

Twitter: @e_moderno

Planeta Oculto

Autor:

Categoria:

Publicado em: 30 agosto, 2011 | 5:03 am

Temas Relacionados:

, , , , , ,



EMPREENDEDOR MODERNO • Todos os direitos reservados • www.empreendedormoderno.com.br • e_moderno@empreendedormoderno.com.br

Brav Design - Consultoria em BrandingTrajetta Acabamento GráficoLoucos por Praia