Curso de Libras em Fortaleza – Aulas de Língua de Sinais

 

cursos-de-libras-em-fortaleza

Se você está buscando um Curso de Libras em Fortaleza é porque já deve saber que possuir conhecimentos em Libras faz de você um profissional totalmente diferenciado. Isso porque existem milhões de brasileiros com deficiência auditiva e poucos profissionais possuem conhecimento na língua de sinais. Por isso, aprender Libras, fará com que você mude a vida de pessoas e se destaque em sua profissão. Saiba mais sobre Curso de Libras em Fortaleza abaixo.

Melhores Curso de Libras em Fortaleza

Não há cursos de Curso de Libras em Fortaleza listados no momento. Porém, recomendamos que você faça o curso a distância da Academia de Libras, a melhor escola de Libras online do Brasil.

História da LIBRAS

Rio de Janeiro é considerado o berço da Cultura Surda, em grande medida isso se deve ao fato de que lá foi fundado o Inês Instituto Nacional de Educação de surdos, mas também em virtude de outros acontecimentos que seguiram a fundação do Inês, temos por exemplo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro nos anos 80.

O início do primeiro grupo de estudos linguísticos da libras liderado pela professora Lucinda Ferreira Brito, a primeira linguista no Brasil a se dedicar ao estudo das línguas de sinais, especificamente da libras, nós temos também a fundação da primeira entidade representativa da comunidade surda, a FENEIS Federação Nacional de Educação e integração de surdos.

Isso aconteceu em 1987, e em setembro de 1994 nós temos um evento que deu grande visibilidade para comunidade surda pela primeira vez, que é a marcha surdos Venceremos, nessa marcha os surdos reivindicaram direitos ao reconhecimento oficial da sua língua da libras, também o direito à educação em libras e o provimento de intérpretes em espaços públicos. Essa luta que começou na década de 90 acabou se acentuando com o passar do tempo e alcançando algumas conquistas.

Nos anos seguintes em 2002, nós temos a lei de Libras a lei 10.436, e em 2005 nós temos o Decreto que regulamenta essa essa lei. Através dessa lei reconhece-se oficialmente a Libras como meio de comunicação, e expressão das Comunidades surdas brasileiras, e também se garante o direito dos surdos acessibilidade da informação através da sua língua,  a difusão da sua língua por meio do ensino.

Direitos dos Surdos

O decreto no 5.626 também dispõe sobre a formação de professores de LIBRAS, e a formação de tradutores e intérpretes de libras e língua portuguesa, um dos desdobramentos dessa legislação tão arduamente conquistado pela comunidade surda foi justamente o curso de licenciatura em letras, realizado e iniciado no ano de 2006, ofertados pela Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade a distância, esse curso é disponibilizou 500 vagas que foram distribuídas em 9 polos espalhados por todo o Brasil.

Essa foi a primeira vez que um grande número de alunos surdos tiveram acesso ao ensino superior público, portanto é sem dúvida o momento extremamente importante e marcante na história da Educação de surdos no Brasil. 

Saber essas informações é muito importante para aqueles que procuram Curso de Libras em Fortaleza.

Gostou do nosso artigo sore Curso de Libras em Fortaleza? Compartilhe!

Imagem-   mirror.co.uk