Curso de libras em BH – Belo Horizonte – Aulas de Língua de Sinais

 

Curso de Libras em BH

 

Se você está buscando um curso de libras em BH (Belo Horizonte – MG) é porque já deve saber que possuir conhecimentos em Libras faz de você um profissional totalmente diferenciado. Isso porque existem milhões de brasileiros com deficiência auditiva e poucos profissionais possuem conhecimento na língua de sinais. Por isso, aprender Libras, fará com que você mude a vida de pessoas e se destaque em sua profissão. Saiba mais sobre curso de libras em BH abaixo.

Melhores Cursos de Libras em BH

Não há cursos de Libras em BH (Belo Horizonte) listados no momento. Porém, recomendamos que você faça o curso a distância da Academia de Libras, a melhor escola de Libras online do Brasil.

A Libras é derivada do português?

Não, justamente porque estamos falando de um sistema linguístico que emergiu naturalmente a Libras não é uma representação gestual do português. Ela contém estruturas e processos que o português não possui.

Considerando que a Libras tem uma história própria uma história que é diferente da história do português português é uma língua neolatina derivada do português de Portugal, a língua de sinais brasileira é uma língua que é descende da antiga língua de sinais francesa. Então tem histórias diferentes. Logo nós temos aqui mais um argumento para refutar essa ideia de que a Libras é derivada do português.

A Libras é muito influenciada pela língua oral. Afinal as línguas de sinais são minoritárias, imersas numa comunidade majoritária de falantes. Essas influências são quase que inevitáveis, se elas se manifestam sim na língua de sinais.

Então por conta desses casos dessas influências que a gente observa,  as pessoas acabam pensando que existe uma relação muito Estreita entre libras e português a ponto de acreditar em que a Libras é derivada do português. Ao fazer um curso de Libras em BH ou qualquer lugar, é importante que você saiba que a Libras é um idioma, e não uma “decoreba de sinais”. Aliás, é o segundo idioma oficial do Brasil.

O que pode causar a Surdez?

Existem diferentes causas para surdez. Uma delas é a idade, há também fatores genéticos e há também fatores ambientais que podem se manifestar tanto antes, quanto depois do nascimento. Existem três grandes tipos de causas para a surdez:

Ambientais, como por exemplo as infecções que podem ser causadas por meningite, otite, rubéola, sífilis etc. A surdez causada pelo uso de certas drogas ou tóxicas como a estreptomicina, usada por exemplo em casos de risco de vida.

E também a surdez como sequela de trauma, manifestando-se de forma diferente nas pessoas, isso porque as pessoas variam em relação ao seu grau de perda auditiva. Os diferentes graus de perda auditiva são definidos com base no que se chama de Limiar auditivo, que consiste na menor intensidade sonora capaz de produzir a experiência afetiva de tons puros e da fala. Essa intensidade sonora é medida em decibéis e o que se observa é que quanto maior a perda maior, maior é a intensidade necessária para se ouvir.

O que é mais importante lembrar dessa discussão a respeito dos diferentes graus de perda auditiva é justamente o impacto que ela pode ter no desenvolvimento da fala. Observa-se que pessoas com perda leve apresentam uma fala levemente prejudicada. Pessoas com perda moderada além de um atraso no desenvolvimento da fala também omitem consoantes. Já em relação à perda severa, observa-se que pessoas com essa perda raramente desenvolvem a fala.

Por isso a importância do acompanhamento de um fonoaudiólogo. O mesmo vale para pessoas com perda profunda, que se conseguirem desenvolver a fala, vão apresentar uma linguagem pobre. Tecnicamente, chamamos de surdos as pessoas que apresentam perda de severa ou total.

Se você busca um curso de Libras em BH Belo Horizonte, conheça o curso online da Academia de Libras.

Imagem: Curso de Libras em BH – gov