Como reduzir os gastos da minha empresa

reduzir-gastos
 

Quando se fala em gerenciar uma empresa, é possível fazer uma comparação com os cuidados que se deve ter em casa, na hora do tão importante planejamento financeiro familiar. Essa analogia é ainda mais certeira quando se trata de uma pequena ou média empresa. Isso porque ao analisar o que pode ser cortado, para reduzir custos, são identificados itens presentes também na vida doméstica.

Como economizar no dia a dia da empresa

Boas práticas sempre geram economia para a sua empresa e, de quebra, você e a sua equipe ajudam na construção de um mundo mais sustentável. Essas atitudes podem, inclusive, serem oficializadas dento da sua organização, assim, agregando valor a sua marca.

Entre elas, estão iniciativas muito simples, mas que ao serem colocadas na ponta do lápis podem mostrar uma economia relevante para o bolso do seu negócio.É o caso de utilizar com cautela a energia elétrica dentro da sua empresa. Assim como vale para a sua casa, as luzes devem ser desligadas quando salas, escritórios, depósitos, sanitários e outros cômodos não são usados.

A conta da internet e do celular também pode reduzir quando são escolhidos planos que condizem com o real uso que ambos recebem. Hoje em dia, existem planos que ajudam a economizar, ao oferecer somente o que é usufruído pelo cliente.

Outro item que dá para economizar muito e nem sempre é considerado como relevante é o uso de copos descartáveis para o café. Para reduzir essa despesa e gerar menos lixo, uma dica é incentivar cada colaborador a ter o seu copo.Já para os visitantes, copos e xícaras de vidro até causam melhor impressão.

Nesse sentido, outra redução significativa na sua empresa, que pode ser promovida,é reutilizar os papéis, os quais podem ser impressos dos dois lados, em alguns casos, e serem reutilizados como blocos de anotações.

Como reduzir gastos com ferramentas eficientes

Além das dicas de economia para o dia a dia, existem algumas atitudes que, além de diminuir custos em sua organização, tornam o gerenciamento mais efetivo. É o caso dos softwares de gestão, que são sistemas que reúnem todas as tarefas realizadas em uma empresa, assim, é possível armazenar informações em bancos de dados e acessá-las sempre que preciso.

Esses sistemas ERP online padronizam as atividades executadas pelos colaboradores, que criam rotinas de trabalho, tornando mais dinâmicos os processos empresarias, como produção, vendas e outros. Com isso, se tem ainda um controle mais preciso do financeiro, evitando despesas desnecessárias, desvios e erros administrativos.

A economia também acontece porque com esses sistemas é possível reduzir o quadro de funcionários, já que as tarefas são realizadas em menor tempo. Outra vantagem desse software é o maior controle que se tem do estoque.

Quando ele é bem controlado, ou seja, são conhecidas as suas saídas e entradas, é possível, por exemplo, identificar itens que estejam parados e criar ações de marketing para que sejam vendidos. Também se identificam os produtos mais comercializados e para nunca deixar que eles faltem no estoque.

Como diminuir custos com profissionalismo

Além dos sistemas informatizados de gestão empresarial, mais uma forma de reduzir gastos é contando com profissionais qualificados. No caso o setor fiscal, seja terceirizado ou não, é essencial que ele saiba bem o que está fazendo, inclusive, se a sua empresa está enquadrada de forma adequada.

Se isso não acontece, você pode estar pagando mais impostos do que precisaria. Não se pode esquecer-se ainda de manter um quadro de funcionários comprometidos e satisfeitos. Isso pode ser feito através de reconhecimento, seja ele financeiro, através de bons salários, e/ou oferecendo momentos de confraternização e treinamentos, qualificações e outros.

Tudo isso deixa os trabalhadores mais engajados e motivados, o que já se sabe que está diretamente associado ao aumento da produtividade. E mais, a sua empresa gasta menos com demissões, o que sempre pesa bastante. É possível também reduzir custos ao investir em máquinas modernas e de qualidade, que tornem o trabalho mais produtivo e eficiente.

Conclusão

Por fim, é importante lembrar que os administradores de uma empresa não podem misturar as suas contas empresariais com as pessoais. Essa prática é um erro bem comum nos dias de hoje, mas que pode gerar endividamento em escala bola de neve, prejudicando o gerenciamento das operações da empesa.

Autora convidada: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick um ERP online.

dica-empreendedorismo-online

 

 flecha_verde  Como Vender Produtos pela Internet e Lucrar Alto - Passo-a-Passo

flecha_verde  Livro Grátis para Donwload: Como gerar Renda Extra na Internet