Branding: 35 dicas para criar uma marca multissensorial

 

O Branding Sensorial pode ajudar a sua empresa a se posicionar melhor no mercado, o segrego é explorar os 5 sentidos dos seus clientes. Veja abaixo 35 dicas que selecionamos para você utilizar em sua atual ou futura marca.

A DICA 35 É INFALÍVEL!

  1. Use e abuse de todos os 5 sentidos do consumidor
  2. As marcas têm que oferecer uma experiência sensorial e emocional plena.
  3. A emoção dribla a razão e influencia no processo decisório. Por isso pessoas pagam muito mais caro por algumas roupas importadas de marca, com qualidade similar às nacionais.
  4. Uma pessoa que nos cumprimenta com a mão mole nos passa a impressão imediata de uma pessoa sem força e sem personalidade. Com a sua marca é igual, ela tem aproximadamente 2 segundos para causar uma impressão instantânea sobre nós.
  5. Psicólogos comportamentais afirmam que 80% das impressões que formamos quando nos comunicamos com outras pessoas são não verbais. A marca está bem próxima disto ao interagir com o consumidor.
  6. Uma marca multissensorial desperta mais pensamentos positivos do que uma marca que utilize apenas um dos cinco sentidos.
  7. Os estímulos sensoriais estimulam nosso lado irracional e se incorporam a memória a longo prazo, consequentemente influenciando nosso processo decisório.
  8. “O cheiro se conecta a memória, o som se conecta ao ânimo. O som na verdade cria o ânimo, assim como sentimentos e emoções.” (brandsense)
  9. “Acenda o estopim do olfato, e as memórias explodem todas de uma vez. Uma visão complexa salta fora do matagal” (Dianne Ackerman)
  10. O truque é explorar cada contato que a marca tem com o consumidor, de forma que cada parte seja tão forte sozinha e ao mesmo tempo tão bem integradas que elevem a marca a um novo patamar de posicionamento no mercado, influenciando os cinco sentidos do consumidor.
  11. A marca não é apenas o logotipo, é toda a parte visual, o som, a textura, o paladar e o olfato, ou parte deles.
  12. Toda a comunicação da empresa, em todos os aspectos, desde o atendimento, música ambiente, aromas até sinalização, cores, uniformes, entre outros, devem estar em harmonia com o conceito de marca para unificar a experiência sensorial do cliente.
  13. Imagem, cor, formato, linguagem, ícone, som, forma de utilização do produto ou serviço, comportamento dos funcionários, funcionamento do serviço e história da empresa, são todos pontos a serem trabalhados pela Consultoria de Branding.
  14. “Quanto mais forte for a personalidade da marca, mais humana ela será – e menos focada no produto, daí a maior facilidade para o consumidor associar palavras, frases e afirmações com a marca.” (BrandSense)
  15. A marca deve comunicar suas características em cada pequena peça de comunicação, sem exceção.
  16. As marcas podem ser construídas por som (música de fundo em lojas, toque de celular, chamada em espera, etc)
  17. Quanto maior o contato sensorial da marca com o consumidor, mais forte será a ligação entre ambos.
  18. As marcas multissensoriais podem sustentar preços mais altos do que marcas similares com menos características sensoriais.
  19. Nossos sentidos estão totalmente interconectados. Saboreamos com o nariz, vemos com os dedos e escutamos com os olhos.
  20. “O som é fundamental para construir o clima e criar a atmosfera do que está sendo narrado. O som está interconectado com os nossos circuitos emocionais.” (Brand Sense)
  21. O olfato é de longe o sentido mais persuasivo.
  22. Formatos distintos de produtos criam o mais sólido alicerce para a construção da marca em todos os meios de comunicação.
  23. Antigas emoções podem ser relembradas instantaneamente com uma simples fragrância antiga que vivenciamos anteriormente. As marcas devem utilizar deste artifício.
  24. Temos maior capacidade de recordar essências e odores do que recordar o que vimos.
  25. A atenção das pessoas por mensagens visuais está diminuindo, devido a quantidade de informações são expostas. O que resta é apelar para os outros sentidos.
  26. As pessoas pagam mais e qualificam melhor os produtos, se o ambiente em que estão possui um aroma agradável do que simplesmente não possuir cheiro nenhum. Um aroma agradável aumenta  as vendas consideravelmente.
  27. Um contato multissensorial rompe obstáculos.
  28. As pessoas precisam de todos os seus sentidos para avaliar uma escolha por completo.
  29. Explorar os 5 sentidos do consumidor é a forma de deixá-lo mais emocional do que racional e por fim induzir comportamentos.
  30. “Estímulos de marca criam lealdade a longo prazo. Os estímulos sem marca criam padrões comportamentais impulsivos.” (Brand Sense)
  31. Demonstrar que a concorrência é o inimigo e você o mocinho (ver propagandas da Apple se colocando como “mocinho” em relação a “vilã” Microsoft).
  32. Criar uma grande história
  33. Gerar grandiosidade
  34. Ter uma receita secreta (ter um ingrediente ou sabedoria que é secreta e só a marca pertença)
  35. Aplique “10 regras do Brand Sensorial” (Brand Sense)
  1. Sensação de pertença
  2. Visão Clara
  3. Inimigos
  4. Evangelização
  5. Grandiosidade
  6. Contar Histórias
  7. Apelo Sensorial
  8. Rituais
  9. Símbolos
  10. Mistério

 

Artigo escrito por Bruno de Avila

 

dica-empreendedorismo-online

 

 flecha_verde  Como Vender Produtos pela Internet e Lucrar Alto - Passo-a-Passo

flecha_verde  Livro Grátis para Donwload: Como gerar Renda Extra na Internet

 

  • Bayard

    Ouvi sobre o Branding agora a pouco na radio jovem Pan, uma rádio sempre na frente, que me atiçou a curiosidade, ja que estou dando partida em um empreendimento de razoável proporções.
    obrigado

    • Alexandre AC

      Show de bola Bayard! Se você já está pensando em branding, ou pelo menos se interessando pelo assunto, saiba que já está na frente de muitos grandes empreendimentos!

      Sucesso!!